Todas as superfícies que as indústrias de bebidas utilizam para transportar o produto até o envase devem passar por um rígido processo de higienização. As tubulações, tanques e vinícolas estão sujeitos a várias contaminações causadas por microrganismos e acúmulo de resíduos sólidos. Caso essa higiene não seja feita corretamente toda a produção pode estar em risco. Pensando nisso, a indústria de limpeza desenvolveu e vem aprimorando vários produtos para a higienização correta desses maquinários, e sem a necessidade de desmontagem e montagem dos equipamentos. Esse método de limpeza conhecido como CIP (clean in place), é um dos mais econômico, sustentável e confiável.
industria bebidas

Alguns dos produtos indicados são:

G-IND 305 é um detergente alcalino de baixa espuma, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 50 (cinquenta) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é indicado para higienizar: Tubulações, lavadoras, Tanques, Xaroparia, Buffers, Enchedoras, Blenders, Carbonatadores.

G-IND 301 é um detergente ácido de baixa espuma, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 50 (cinquenta) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é indicado para higienizar: Tubulações, lavadoras, Tanques, Xaroparia, Buffers, Enchedoras, Blenders, Carbonatadores, para realização de desincrustações.

G-IND APC 17 é um desinfetante a base de ácido peracético, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 1000 (mil) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 500 (quinhentos) litros de água. Ele é indicado para higienizar: Tubulações, lavadoras, Tanques, Xaroparia, Buffers, Enchedoras, Blenders, Carbonatadores.

G-IND CIPCLOR é um detergente alcalino clorado de baixa espuma, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 10 (dez) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é indicado para higienizar: Tubulações, lavadoras, Tanques, Xaroparia, Buffers, Enchedoras, Blenders, Carbonatadores  

Esteiras Transportadoras
Os produtos para serem usados em esteiras industriais devem ser utilizados em duas situações, uma será a limpeza e sanitização e na lubrificação das garrafas, responsável por diminuir o atrito entre as garrafas e as esteiras.
Esteiras Transportadoras

Alguns dos produtos indicados são:

G-IND 321 é um detergente levemente alcalino, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto de 30 (trinta) a 50 (cinquenta) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada diluir 1 (um) litro do produto de 10 (dez) a 30 (trinta) litros de água. Ele é indicado para limpeza de superfícies, utensílios e equipamentos com sujidade de gorduras e resíduos oleosos. Utilizado no lava botas, esteiras transportadoras, pisos, paredes.

G-IND 337 DRY TECH é um Lubrificante de Esteiras Transportadoras de embalagens a Seco, o uso deve ser puro, através de uma central de lubrificação. Ele é indicado para ser usado em Esteiras transportadoras de embalagens PET, PP, Cartonadas (Ex. Tetra Pak, SIG).

G-IND 329 é um lubrificante de esteiras transportadoras de embalagens, a diluição do produto é de 1 (um) litro para 50 (cinquenta) litros de água. Ele é indicado para limpeza em esteiras transportadoras de embalagens PET, Vidro, PP, PEAD.LAVADORAS A lavagem das garrafas requer uma atenção maior, mas também é necessário uma economia de água. Para que isso seja possível foi desenvolvido os seguintes produtos;

G-IND 305 é um detergente alcalino de baixa espuma, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 50 (cinquenta) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é indicado para higienizar lavadoras de garrafas, CIP, pasteurizadores, esterilizadores, concentradores, evaporadores, CIP cervejarias, CIP laticínios.

G-IND CIPCLOR é um detergente alcalino clorado de baixa espuma, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 10 (dez) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é indicado para higienizar lavadora de garrafões de água mineral. ENCHEDORAS, RINSERS, ARROLHADORES (ENCAPSULADORES), RECRAVADORES, PASTEURIZADORES, WARMERS A lavagem externa dos vasilhames é de suma importância, isso garante a qualidade do produto. Essa lavagem ocorre por meio de um gerador de espuma e desinfecção por borrifamento.

Os produto indicados para a lavagem desses vasilhames são:

G-IND 317 um detergente alcalino clorado (espuma), sua diluição consiste em 1 (um) litro de produto para 50 (cinquenta) litros de água. Ele é indicado para higienizar parte externa enchedoras,rinsers, encapsuladoras (tampadoras ou arrolhadores), pasteurizadores, warmer.

G-IND 321 é um detergente levemente alcalino (espuma),sua diluição consiste em 1 (um) litro de produto para 50 (cinquenta) litros de água. Ele é indicado para higienizar a parte externa das Enchedoras, rinsers, encapsuladoras (tampadoras ou arrolhadores), pasteurizadores, warmer.

G-IND APC 17 é um desinfetante a base de ácido peracético, caso a sujidade seja leve diluir 1 (um) litro do produto para 10 (dez) litros de água. Já no caso de uma sujidade pesada é necessário diluir 1 (um) litro do produto para 5 (cinco) litros de água. Ele é usado para higienizar aparte externa das Enchedoras, rinsers, encapsuladoras (tampadoras ou arrolhadores), pasteurizadores, warmer.

Yuri Pires 
Redator